Existe um grande predomínio de solos pobres em fósforo. Além disso, os solos têm muita “fome” deste nutriente, de modo que 70 a 80% do que é aplicado vai para o solo (colóides, sais, óxidos de ferro e alumínio que “sequestram” o nutriente) e não para a planta. Desta forma, estes sítios devem ser preenchidos para que o nutriente fique disponível para as plantas.
No solo, o fósforo pode estar na fase inorgânica e orgânica. Nos solos mais argilosos, há um predomínio da forma inorgânica devido à maior presença de óxidos de ferro e alumínio.
Nesta forma, grande parte do nutriente está adsorvido a argilominerais, óxidos de ferro e alumínio. Já na forma orgânica, encontra-se na matéria orgânica, biomassa microbiana, fosfolipídios, fosfato inositol etc.
Com o Meli-X Turbo, o novo extrator biológico de nutrientes da Vittia, é possível explorar as mais diversas formas deste importante nutriente, conforme comprovado em ensaios laboratoriais.
A forte capacidade de extração aliada com as diversas formas de promoção de crescimento de planta que o Meli-X Turbo proporciona, ajudam ainda mais as raízes a explorarem o solo e absorver mais água e nutrientes, contribuindo ainda mais para uma planta bem nutrida e uma lavoura altamente produtiva.